Para desfilar com elegância por aí não basta escolher bem o modelito, é preciso também que as peças estejam em ordem. E você sabe a melhor maneira de cuidar das suas peças de crochê e tricô?
Nós temos tanto roupas como acessórios de artes manuais… Peças masculinas, femininas, infantis, de verão ou de inverno. Sem contar nas roupinhas pra nossos cães e gatos e as peças para nossa casa… Com tantas opções é extremamente necessário saber o jeito correto de lavar, secar e guardar essas peças.
Como o frio já está chegando na maioria das cidades brasileiras, estamos tirando as peças mais pesadas do armário. Por isso, precisamos ficar atentas a alguns cuidados que esses tipos de roupas pedem, para garantir a durabilidade. Afinal, são peças únicas e feitas com tanto carinho, que merecem um cuidado especial.
Confira as dicas:
NA HORA DE LAVAR: Lave as peças manualmente (a lavagem na máquina com força mecânica pode deformar o modelo da peça) com água fria ou morna (até 40ºC), alguns acrílicos podem encolher e perder o brilho em contato com água quente. A lavagem com sabão neutro é a melhor opção pois, o sabão em pó é agressivo demais para as fibras delicadas do tricô.
NA HORA DE SECAR: É preciso ter um certo cuidado; não use prendedores, pois eles podem marcar, o correto é estendê-la em uma superfície horizontal. Seque suas peças à sombra e/ou vento, pois a secadora e o sol danificam as fibras. Para não deformar a roupa, o melhor é espremê-la com cuidado em vez de torcê-la após a lavagem.
COMO PASSAR: Essas peças normalmente não precisam ser passadas, mas caso precisar, nunca pressione demais o ferro na peça nem use-o muito quente, pois a peça poderá esticar.
COMO GUARDAR: Guarde as peças sempre dobradas e não penduradas em cabides, assim não correrá risco da peça esticar e perder a forma. Quando o frio passar, esqueça os cabides e os sacos plásticos, que criam fungos, prefira guardar as peças em capas de TNT.
Guardar a peça de tricô ou crochê dobrada é uma orientação que também vale para quem trabalha em lojas. Nunca pendure uma peça assim, pois o risco de a peça esticar existe. Claro que há exceções mas, caso não queira correr o risco, é melhor dobrar sempre!
Tricôs e crochês bem feitos e de bom gosto nunca saem de moda, você pode usa-los por muito tempo.
Imagens: vidaeestilo.terra.com.br
Carine boa noite!
ResponderExcluirLindo seu blog Parabéns!
Obrigada pela visita e por seguir desejo sucesso sempre para você!
Precisando estou sempre no blog beijos!