Introdução
Sempre tive muita habilidade com números, motivo pelo qual escolhi cursar Licenciatura Plena em Matemática e poder transmitir esta adorável arte lecionando.
Além dos números também tenho um caso de amor com o crochê, técnica esta que aprendi aos desde os meus 12 anos de idade.
Aprendi o crochê com minha mãe, que aprendeu com minha avó, e assim sucessivamente de geração em geração.
A associação da formação em Matemática e a prática do crochê, proporcionaram momentos que me fizeram refletir sobre a beleza geométrica de cada uma peças que produzi, além de analisar a simetria e o encaixe das partes.
Mosaicos Geométricos
Segundo o dicionário Aurélio, mosaico pode ser definido como um embutido de pedrinhas de cores, dispostas de modo que formem desenhos. Com isso, podemos definir um mosaico geométrico, como um encaixe de figuras geométricas formando desenhos.
Para montar um mosaico podemos usar polígonos regulares e não regulares, como mostra a figura abaixo.
Em relação ao mosaicos geométricos com figuras regulares do mesmo tipo, cabe ressaltar uma curiosidade muito interessante: apenas quadrados, hexágonos e triângulos equiláteros formam encaixes perfeitos.
A Geometria do Crochê
A maioria dos trabalhos executados em crochê seguem um determinado padrão, ou seja, iniciamos com uma pequena argola, e seguimos com carreira circulares ou quadradas.
Hoje em dia gosto de confeccionar tapetes com flores, que começam de forma circular e terminam como quadrados, fáceis de unir.
Da mesma forma, já vi alguns trabalhos feitos com hexágonos e triângulos.
Tenho como meta, confeccionar tapetes com essas formas, e assim que os tiver feito, compartilho-os com vocês.
Porém já afirmo de antemão, que trabalhos com quadrados e hexágonos são mais fáceis do que com triângulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, Obrigado pela sua visita...
Deixe seu recado, sua opinião é muito importante!!!